Notícias

Notíciaseconomia
ECONOMIA & MERCADO

O mercado deu seu recado. Agora a conta chega ao crédito

Com a Bolsa em queda e os juros longos em alta, o efeito mais duradouro da reprecificação eleitoral não está na tela do home broker, mas no custo do crédito para as empresas brasileiras

Waesy
mittechreview.com.br
•31 de outubro de 2026•8 min de leitura•Fonte Verificada

A eleição terminou no domingo. A precificação do risco, não. E o efeito menos discutido do tombo desta segunda não está na Bolsa: está no custo de financiar empresas brasileiras nos próximos quatro anos.

O Brasil amanheceu nesta segunda-feira (26) com um presidente reeleito e um pregão que não abria. Luiz Inácio Lula da Silva venceu o segundo turno com 51,79% dos votos válidos contra 48,21% de Flávio Bolsonaro, segundo o Tribunal Superior Eleitoral. Nos primeiros minutos de negociação, o Ibovespa caiu mais de 10% e a B3 acionou o circuit breaker, o mecanismo que suspende os negócios por meia hora. Era a primeira vez desde março de 2020.

O resto do dia não aliviou muito. O índice chegou a recuar mais de 17% em relação ao fechamento de sexta-feira, quando estava em 205.082 pontos; por volta das 14h30 ainda perdia cerca de 14%, perto dos 176 mil pontos. O dólar, que havia encerrado a semana a R$ 4,99, tocou R$ 5,60 na máxima e operava acima de R$ 5,40 à tarde. Na curva de juros, o contrato de DI para janeiro de 2031 abriu em 14,46% ao ano e chegou a 15,94% na máxima, segundo os dados de pregão. O Tesouro Nacional cancelou os leilões da semana e voltou ao mercado para recomprar títulos: cerca de R$ 7,1 bilhões em prefixados pela manhã, e um segundo leilão, de NTN-B, com teto estimado em R$ 14,3 bilhões, à tarde.

À primeira vista, é um plebiscito do mercado sobre o resultado eleitoral. Essa leitura é verdadeira, mas incompleta. O mercado não precifica governos. Precifica expectativas, riscos e, principalmente, a capacidade de um país sustentar seu crescimento. A pergunta útil, portanto, não é quem venceu. É quais serão as condições para investir, financiar empresas e gerar riqueza no Brasil até 2030.

Mercados funcionam como mecanismos de antecipação. O preço de uma ação, a cotação de uma moeda ou a taxa de um título público refletem apostas sobre o futuro, não um retrato do presente. Por isso uma eleição move preços antes de qualquer decisão concreta de política econômica: o resultado altera as probabilidades que os investidores atribuem a cada cenário de dívida pública, disciplina fiscal, inflação, juros e crescimento.

Quando essas probabilidades se deterioram, o prêmio de risco exigido para investir no país sobe. E ele sobe por três canais ao mesmo tempo. Na Bolsa, uma taxa de desconto maior reduz o valor presente dos lucros futuros das empresas. No câmbio, a busca por proteção pressiona o real. Na renda fixa, a exigência de remuneração maior eleva as taxas dos títulos públicos e derruba o preço dos papéis já emitidos. São três movimentos distintos, ligados por uma única variável: confiança.

Aqui entra a ressalva que separa análise de pânico. Uma parte relevante do tombo desta segunda não é risco fiscal novo. É o desmonte de uma aposta.

Fonte original: mittechreview.com.brVer notícia na íntegra
#economia#br#notícias#sc#santa catarina#mittechreview.com.br
0 Comentários